O Conselho da União Europeia disponibilizou através de seu site oficial uma ferramenta voltada para quem planeja viajar pelos países membros em 2020. A utilização é bastante simples e está disponível em 23 idiomas com informações atualizadas constantemente. A ideia é ajudar o planejamento de viagens dentro das diretrizes de segurança necessárias para um retorno gradual das atividades, evitando surpresas desagradáveis.
Basta escolher o País de destino e verificar o que está permitido e o que está restrito, como entrada via aérea, marítima ou terrestre, transporte público, abertura de comércio, atividades turísticas, cultos, serviços de saúde e se é necessária ou não quarentena. Também são indicados os sites oficiais de cada país onde se pode conferir diretamente as diretrizes adotadas por cada um.
Escolhendo a Itália, por exemplo, vemos que é permitida a entrada de turistas vindos de um país da UE ou da Noruega, Suíça, Islândia ou Liechtenstein.
Para viajantes oriundos dos demais países, até 30 de junho de 2020, a entrada só será permitida por motivos comprovados de urgência, trabalho, saúde ou regresso ao domicílio. Turistas brasileiros não residentes em algum País europeu entram nessa categoria
Entre as opções disponíveis no quadro, em relação ao comércio, a informação é de que a abertura das lojas que vendem bens não essenciais é permitida, desde que seja assegurada a distância de pelo menos um metro. Os clientes poderão entrar nas lojas em um número fixo por vez, e podem permanecer apenas pelo tempo necessário para comprar as mercadorias.
Fonte: Conselho da União Europeia