Meu Casamento na Itália

 
 

Modalidades de casamento na Itália

Os cidadãos estrangeiros podem legalmente se casar na Itália, tanto com um rito civil italiano ou com um rito religioso válido para efeitos civis, de acordo com os cultos admitidos no Estado.
Em termos burocráticos há algumas etapas, mas o processo não é complexo.

O casamento na Itália é permitido a todos os cidadãos italianos ou estrangeiros, hetero ou homoafetivos.

Como todo casamento, a oficialização é apenas uma das etapas. O planejamento é fundamental, e para isso é preciso ter em mente o que se espera para a celebração como um todo. Não muito diferente do Brasil, há uma infinidade de itens para organizar.

Modalidade de Casamentos na Itália

Talvez a primeira escolha do casal seja a modalidade do casamento. Pode ser desde um Elopement cuja organização tende a ser mais simples até uma grande festa para centenas de convidados que obviamente vai exigir muito mais preparação.

Elopement

Entre as modalidades mais simples de celebração, o Elopement é uma tendência para casais que não fazem questão de organizar uma festa com convidados. Pode ser celebrado apenas com o próprio casal trocando seus votos com ou sem alianças ou com demais fornecedores como fotógrafo, celebrante, músicos e florista.

Mini Wedding e Casamento padrão

Termo mais difundido entre os casais brasileiros, um Mini Wedding define todos os casamentos com poucos convidados, não necessariamente em estilo mais simples. Nada impede que se organize um Mini Wedding de luxo.

O número de convidados que vai diferenciar um Mini Wedding de um Casamento padrão não é definido por nenhum conceito, e pode haver bastante controvérsia sobre um número limite. O fato é que essa denominação não vai mudar em nada a celebração. Serviços que podem ter um preço variável em função do número de convidados certamente não levarão em conta se se trata de um mini wedding ou não.

Onde casar na Itália

Apesar de ser um País pequeno comparado ao Brasil, a Itália é dividida em 20 regiões, muitas delas completamente diferentes entre si. A Toscana é uma das regiões mais populares para casamento de estrangeiros. A beleza única de suas paisagens com campos, ciprestes e videiras atrai noivos de todo o mundo.

Para casamentos com cenário urbano, as principais escolhas são Florença, Capital da própria Toscana; Roma, na Região do Lazio; Milão, na Lombardia; e Veneza, Capital do Veneto.

Tão fascinante quanto os principais centros, os cenários do Interior da Itália são espetaculares. Como destaque podemos citar a Costa Amalfitana, a região da Puglia, com suas praias e os Lagos de Garda e Como, com as sofisticadas Villas.