Aniversário da Júlia

 

O salão está quase pronto. Pequenos ajustes são feitos para garantir que tudo esteja perfeito. A decoração está impecável e foi planejada em cada detalhe. Falta pouco para começar a festa!

De mansinho começam a chegar os primeiros convidados. Alguns já caminham, e outros vem no colo ou nos carrinhos. Todos observam o que os espera, os brinquedos, os doces e os amiguinhos que terão para brincar. Aos poucos os pequenos convidados vão se soltando, e todos entram na animação da festa.

O aniversário da Júlia foi assim. Muita animação por onde andava essa menina linda! Os pequenos se divertiram muito, e certamente encheram os olhos de quem estava por ali.

Obrigado aos papais, Danielle e Ramiro, e à Paula Salis pelo belo cerimonial preparado!

As fotos e a memória

Finalmente assisti ao filme Still Alice (Para Sempre Alice, no Brasil) que trata do Mal de Alzheimer. Gostei do ponto de visa, que explorou a progressão da doença sem apelar à fase mais decadente. Quando se fala em Alzheimer logo se pensa na pessoa quando não se lembra de mais nada. Não fazemos ideia do quanto deve ser difícil para as pessoas começar a ter falhas no acesso de tanta informação que guardamos.

Também gostei pelo fato de ter reforçado a importância do apoio familiar e dos recursos que temos disponíveis para que possamos nos identificar. Os lugares onde crescemos e onde moramos por mais tempo, as pessoas com as quais vivemos os momentos mais importantes, nossa casa, nossos objetos, nossas fotos. Sim, nossas fotos! Uma das mais impressionantes ferramentas de memória. Recontam histórias, e às vezes nos mostram detalhes tão esquecidos.

Fico muito feliz por proporcionar às pessoas as fotos que montarão a sua história. Contar em imagens esses momentos, seus sorrisos, seus cortes de cabelo engraçados, suas roupas que estarão fora de moda. Enfim, causar novas risadas ou, simplesmente, saudade.

Não sei quem fez essas fotos, mas elas quase me fazem lembrar dos sons dessa minha primeira festinha de aniversário, do burburinho, da hora do parabéns, e da voz da minha mãe me chamando.

Os primeiros dias de Roberta

Uma das coisas que mais gosto de fazer é acompanhar o crescimento dos “meus bebês”. A maioria deles eu fotografo com poucos dias de vida, e alguns até antes de nascerem, ainda na barriga das mamães. Há cerca de um ano quando estávamos morando em Portugal, já sabíamos que voltaríamos para o Brasil em setembro, e que a primeira modelo estava a caminho.

A Elisa e o Roberto, já conhecidos e da família, disseram que queriam fazer o book da Roberta. São pessoas que aprecio muito, me lembro de boas conversas e boas risadas em almoços que duravam horas. Como eles já tinham a Carol, eu quis fazer algumas fotos com toda a família, e acabamos fazendo duas sessões na casa deles, uma exclusiva da Roberta e a segunda com os pais e a mana.

Para este trabalho, também começava uma parceria bem legal com a Raquel Silveira, como assistente ou maquiadora.

Dia 16 a Roberta fez nove meses, e daqui a pouco fazemos uma nova sessão antes do seu primeiro aninho. Essas fotos são dos primeiros ensaios, quando ela estava com 9 e 17 dias.

 

Levamos o estúdio a Montenegro!

Há exatos três meses, o Renan Radici me convidou pra acompanhá-lo um ensaio de gestante. O adorável casal Daiana e Sandro  era amigo da família e morava em Montenegro, vieram a Porto Alegre e fizeram o ensaio num agradável final de tarde. Riam muito! Rimos muito, aliás.

Na ocasião disseram que gostariam de fazer o ensaio Newborn quando a Isabela nascesse, e então o Renan me indicou para o trabalho. Talvez na hora não tenha expressado tamanha alegria em ser indicado pelo Renan, e de duas pessoas que foram tão divertidas e espontâneas no ensaio.

Um mês passou, e o Sandro entrou em contato pra fazermos as fotos da Isabela, que acabara de nascer. E pra tornar a coisa um pouco diferente, queriam o ensaio em casa, lá em Montenegro. E lá fomos nós, eu a Raquel e o Jurânio, transportando o estúdio para uma sessão leve e delicada da pequena Isabela, nos seus primeiros 8 dias.

Amigos que se tornam clientes

Aline e Denis

Um dos motivos que me fizeram voltar ao Brasil depois de começar a trabalhar com fotografia, era o networking. Uma lista extensa de amigos, conhecidos e ex-colegas da Vivo seria ótima para alavancar essa nova atividade. A intenção inicial era que me ajudassem com a divulgação. Um novo fotógrafo trabalhando com famílias, gestantes e crianças, precisava ter credibilidade e confiança, e nada melhor que a indicação de um amigo em comum para diminuir essa barreira.

E quando os amigos vão mais além? Digo, quando se colocam no lugar de clientes. Lembro sempre com muito apreço de quando meus grandes amigos Rivo e Fabi me escolheram para fotografar sua família e o aniversário dos seus filhos. Mas isso eu conto outro momento, pois agora preciso referenciar outra amiga. Uma amiga de longa data e que pulou para o status de grande amiga nos primeiros encontros que tivemos, há bons 10 anos. Em seguida conheci aquele que é hoje seu marido. Fazíamos festas, jogávamos futebol e nos divertíamos muito!

O tempo passou e os adolescentes trintões cresceram, casaram-se e alguns, como esse casal de amigos tiveram seus filhos. Falo de dois grandes amigos, Aline e Denis. Tive um ótimo apoio deles nas minhas divulgações. A Aline curtia e compartilhava minhas fotos; quando eu disse que queria trabalhar mais com eventos infantis me apresentou imediatamente uma amiga que organiza festas, estava ótimo mesmo!

Até me convidarem pra fotografá-los... então o que estava ótimo ficou maravilhoso! Só que eles moram em outro Estado, em Santa Catarina. Então eu não esperava mesmo por uma oportunidade assim. Mas estava feito. E a ideia inicial era aproveitar uma vinda deles pra visitar as famílias pra fazermos o ensaio. Mas eu senti que podíamos algo mais. Sugeri nós fazermos a visita a eles, que estávamos devendo há horas, e aproveitar o cenário em que eles moram, fazer uma sessão na praia!

Ela adorou e logo tratamos de providenciar as passagens. Foi muito bom poder conhecer o lugar onde moram, sentir o seu cotidiano e como é a relação deles com os guris. Duas crianças lindas demais! O Bruno e o Diego, cada um com suas particularidades, tem olhares impactantes, semblante interessado e intensamente divertidos quando estão à vontade.

Obrigado, meus amigos, por essa oportunidade. Aline e Denis, sempre disse isso: a família de vocês é linda!

1.000 likes de aniversário

Celebramos neste início de maio a passagem de um ano muito importante. Ao mesmo tempo que começo um novo ciclo de vida, há 1 ano estava em Aix-Em-Provence, na França, prestes a dar um passo decisivo na carreira. O Atelier Newborn com a fotógrafa Magali Tarasco seria meu divisor de águas, de um fotógrafo que cobria tudo para um profissional que apostaria num nicho muito seleto, de clientes especialmente delicados, já com olhos no Brasil.

A conclusão daquele curso me dava a certeza de que todos os trabalhos, dali em diante, seriam completamente desafiantes, e que a recompensa por cada um deles seria algo muito grande.

Aos poucos o site ganhava corpo e pedia uma nova roupagem, e a página do Facebook ganhava mais e mais apreciadores tanto no Brasil quanto no Exterior. Ainda temos muito para melhorar, pois queremos sempre entregar o melhor produto aos nossos clientes, e que a experiência seja sempre ótima, desde o primeiro contato. Mas agora é preciso comemorar mais um presente destes meus 38 anos: os primeiros 1.000 likes na página do Facebook! Se você está lendo isso você também é responsável por esse presente. Obrigado!